29 janeiro 2006

A Paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4 : 7)



Na nossa caminhada por este mundo nos ocorrem muitas situações aflitivas. Jesus já nos havia alertado, quando disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16 : 33).

Neste texto o Senhor Jesus nos afirma que enfrentaríamos tribulações, mas nos garantiu que nEle teríamos paz, apesar dessas aflições, porque Ele é vencedor e estando com Ele também seremos.

O Cristão não deve temer as batalhas que terá pela frente, pois ao seu lado está o Deus que tudo pode.

Outro texto bíblico que nos deixa tranqüilos ao enfrentarmos situações difíceis é o encontrado na Carta de Paulo aos Romanos, quando diz: "e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8 : 28).

No último dia 27 eu tive que enfrentar uma situação muito difícel, mas o Senhor providenciou a saída.

Este episódio, por outro lado, apesar de aflitivo, trouxe-me lições importantes e fez-me tomar decisões necessárias. Deus permitiu que ocorresse para o meu próprio bem e o da minha família.

Ficou mais uma vez comprovado que todas as coisas, mesmo as que são desagradáveis, se são permitidas por Deus, têm um propósito bom, por que Ele é justo, compassivo, misericordioso, poderoso, e sabe melhor do que nós o caminho que devemos seguir.

Obrigado, Senhor, porque pela tua intervenção em minha vida, providenciando eventos em que sou posto a prova, e nos quais tu tens um propósito para me fazer crescer e me aproximar mais de Ti. Obrigado, meu Deus, porque tu zelas por mim, e do mesmo modo que permites a luta, Tu também me concedes a força, o conforto, a paz para o enfrentamento da situação aflitiva e ao final sei que Tu tens um propósito em tudo o que advém aos teus filhos. Obrigado por Tu haveres colocado pessoas como anjos para me ajudar. Obrigado porque Tu me amas. Em nome de Jesus eu faço esta oração. Amém.

01 janeiro 2006

A determinação do Soldado de Jesus




No primeiro dia do ano, a minha reflexão trata da determinação com que os discípulos do Senhor Jesus precisam segui-lo. Ele não aceita qualquer um, mas unicamente aqueles que não olham para trás, que não ficam presos ao passado, pelo contrário, miram unicamente o alvo de sua fé: Jesus.
O texto principal desta reflexão é o seguinte:
"E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9 : 62)

É um desafio seguir ao Mestre. É preciso fé, determinação, coragem, perseverança. Estas qualidades asseguram a vitória ao final. Este tema foi pregado pelo Pastor Cirino, da Igreja Batista do Bairro de João Agripino, João Pessoa-PB, na noite do dia 31/12/2005.

Afirma o Apóstolo Paulo, em sua Carta aos Hebreus:

2 "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2).

Somente está capacitado para seguir a Jesus quem tem a coragem e a fé de abandonar todas as coisas que atrapalham o caminhar, tendo como único modelo de vida Ele próprio, sabendo que esta decisão implica em enfrentar todos os obstáculos que certamente virão, mas sabendo também que, como Ele venceu, nós também venceremos.

Nesta batalha espiritual, precisamos estar preparados, e utilizarmos as armas de defesa e ataque, as quais se encontram em:

Efésios 6:13-17
13 "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus".


Deus pai, eu te rogo que nos dês a coragem, a fé e a perseverança em seguir os passos de Jesus, caminhando por onde Ele quer que caminhemos, e renunciando todas as coisas que o mundo oferece, combatendo o bom combate espiritual. Municia-nos, Senhor, com as tuas poderosas armas, para que possamos estar preparados para esse combate. Amém.