01 janeiro 2006

A determinação do Soldado de Jesus




No primeiro dia do ano, a minha reflexão trata da determinação com que os discípulos do Senhor Jesus precisam segui-lo. Ele não aceita qualquer um, mas unicamente aqueles que não olham para trás, que não ficam presos ao passado, pelo contrário, miram unicamente o alvo de sua fé: Jesus.
O texto principal desta reflexão é o seguinte:
"E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lucas 9 : 62)

É um desafio seguir ao Mestre. É preciso fé, determinação, coragem, perseverança. Estas qualidades asseguram a vitória ao final. Este tema foi pregado pelo Pastor Cirino, da Igreja Batista do Bairro de João Agripino, João Pessoa-PB, na noite do dia 31/12/2005.

Afirma o Apóstolo Paulo, em sua Carta aos Hebreus:

2 "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2).

Somente está capacitado para seguir a Jesus quem tem a coragem e a fé de abandonar todas as coisas que atrapalham o caminhar, tendo como único modelo de vida Ele próprio, sabendo que esta decisão implica em enfrentar todos os obstáculos que certamente virão, mas sabendo também que, como Ele venceu, nós também venceremos.

Nesta batalha espiritual, precisamos estar preparados, e utilizarmos as armas de defesa e ataque, as quais se encontram em:

Efésios 6:13-17
13 "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus".


Deus pai, eu te rogo que nos dês a coragem, a fé e a perseverança em seguir os passos de Jesus, caminhando por onde Ele quer que caminhemos, e renunciando todas as coisas que o mundo oferece, combatendo o bom combate espiritual. Municia-nos, Senhor, com as tuas poderosas armas, para que possamos estar preparados para esse combate. Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

o blog ficou muito legal e gostei da mensagem de ter perseverança :) bom ano pra vc e sua familia