31 dezembro 2005

Os valores efêmeros diante dos valores eternos

Neste dia as pessoas celebram o fim de um ano e o início de outro. Há exatamente um ano, este ano que se finda (2005) era celebrado como o novo. Hoje ele é o velho, o passado. O mesmo destino está reservado ao ano de 2006. No dia 1º de janeiro de 2006 ele começa a envelhecer.

A reflexão de hoje versa sobre a efemeridade da vida, a certeza de que tudo acaba. Os automóveis reluzentes que estão em exposição nas lojas, zero kilômetro, serão os que ocuparão o ferro velho amanhã, todos enferrujados.

Enfim, os valores materiais são passageiros, isto é uma realidade que ninguém nega. Todavia, as pessoas agem como se não fosse assim, colocando toda a sua vida na luta por tais valores, esquecendo os valores que são eternos. Diz a palavra de Deus: "Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce." (Salmos 103 : 15)

Em contrapartida aos valores passageiros deste mundo, existem os valores eternos, esses que devem ocupar a nossa vida, não somente em 2006, mas sempre.

Passo a transcrever alguns trechos da Bíblia que falam desse tesouro eterno:

"Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros." (Provérbios 8 : 21)

"Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação." (Provérbios 15 : 16)

"Porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração?" (Provérbios 27 : 24)

"E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do SENHOR será o seu tesouro." (Isaías 33 : 6)

"Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome." (Isaías 45 : 3)

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam." (Mateus 6 : 19-20)

"Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." (Lucas 12 : 21)

"Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa." (Hebreus 11 : 26)

"E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (I João 2 : 17)

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (I Pedro 1 : 23)

Finalizando, trago à meditação dos leitores deste blog o seguinte trecho da Palavra de Deus (Malaquias 5:19-21)

19 "Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração."

20 "Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo?"

21 "Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes."

Que busquemos nesta vida os valores que não acabam, e que os tesouros do mundo não nos atraiam, fazendo com que esqueçamos o que permanece para sempre. Que o Senhor abençoe a todos, que o seu Espírito Santo esteja guiando os nossos passos durante toda a nossa vida. Amém.


Nenhum comentário: