22 fevereiro 2006

O perdão reaproxima-nos de Deus



Jesus nos ensinou a orar assim:

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" (Mateus 6 : 12)

O perdão maior nós recebemos de Deus. A nossa dívida para com o Pai celestial é muito maior do que qualquer dívida que outras pesssoas tenham conosco. O pecado nos afasta do Senhor. Diz o Profeta Isaías:

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59 : 2)

Sem Deus não somos absolutamente nada. Daí que precisamos do seu perdão para nos reaproximarmos dEle e, desse modo, readquirir a vida.

Se assim orarmos, pedindo sinceramente o seu perdão, ele nos perdoará, e dos nossos pecadas não se lembrará mais, como disse o Profeta Jeremias:

"E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." (Jeremias 31 : 34)

Como Deus nos perdoa, devemos fazer o mesmo com aqueles que nos magoam, que nos causam mal, que nos fazem sofrer. Se não perdoarmos essas pessoas, não poderemos orar dizendo: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" (Mateus 6 : 12).

Se não perdoamos, perdemos a oportunidade de retornar ao Senhor - em cuja presença há vida abundante - pois para que Ele nos perdoe é preciso que façamos o mesmo para com os que necessitam do nosso perdão. Este é o ensinamento do Senhor Jesus.

Pai bendito, neste momento eu peço o perdão pelas minhas faltas para contigo. Sei que elas são muito maiores do que as faltas das pessoas que me feriram. Por isto, eu te declaro que neste momento eu perdôo todos os que me fizeram mal, ou que me magoaram e me entristeceram. Eu Te peço que também as abençoe. Ajuda-me a não mais pecar contra Ti, e a buscar cada dia me aproximar mais de Ti, que és a fonte de todo Amor, e que és o próprio Amor. Sem a tua presença somos como um pássaro sem ninho, como um peixe fora da água, como o céu sem as estrelas. Sem Ti, Pai, não faz sentido a vida. Em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, eu Te suplico. Amém.


17 fevereiro 2006

Santificando o nome do Senhor

O propósito de nossa existência é glorificar o nome do Deus Eterno, criador dos céus e da terra e de tudo que nele há. A oração que Jesus nos ensinou começa assim: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. (Lucas 11 : 2). Todos os dias precisamos fazer esta oração, santificando o nome do Senhor.
A Bíblia toda nos ensina a santificar o seu nome. Eis alguns versículos que falam da santidade do nome de Deus:

Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome. (Salmos 111 : 9)

Dize a Arão e a seus filhos que se apartem das coisas santas dos filhos de Israel, que a mim me santificam, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR. (Levítico 22 : 2)

Os filhos de Anrão: Arão e Moisés; e Arão foi separado para santificar o santo dos santos, ele e seus filhos, eternamente; para incensar diante do SENHOR, para o servirem, e para darem a bênção em seu nome eternamente. (I Crônicas 23 : 13)

O que significa santificar o nome do Senhor ? Santo significa "separado", algo muito especial, que não misturamos com as demais coisas. Ao recebermos um presente muito especial, de alguém que nos ama, normalmente não colocamos em qualquer lugar, mas reservamos para ele um lugar especial, de destaque em nossas vidas. Jesus diz: "onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6 : 21).

Se o nome do Senhor é o nosso tesouro, ele estará guardado em um lugar especial em nosso coração. Este é o significa da expressão "santificado seja o vosso nome", ou seja, que o nome de Deus seja separado e fique guardado dentro do nosso coração, em um lugar de destaque, no lugar mais especial que possuimos. Significa que o seu nome em nós estará acima de todo o nome, até do nosso próprio ou do nome de qualquer outra pessoa. O seu nome merece todo o louvor e adoração. Este é o significa de santificar o Seu nome. É não usá-lo em vão, não banalizá-lo, não torná-lo algo comum.

Senhor, Pai eterno, que o Teu nome seja santificado em minha vida, que ele esteja guardado dentro do meu coração, para que eu possa glorificá-lo nesta vida e por toda a eternidade. Que este nome que está acima de todos os nomes não seja usado em vão, mas unicamente para o Teu louvor e para a Tua glória. Pai de amor, de misericórdia e de graça infinita, eu Te agradeço por que olhastes para mim, um desprezível pecador, e me amastes, de maneira tão grandiosa que entregastes o Teu filho unigênito para, com o seu sangue, me salvar da perdição eterna. Eu dirijo a Ti esta oração, em nome do Senhor Jesus. Amém.

Este post não é ilustrado com nenhuma imagem, pois não há imagem capaz de representar, mesmo palidamente, o nome de Deus.